sexta-feira, 22 de julho de 2011

São Lourenço da Serra





São Lourenço da Serra

Conta a história da fundação do município que, há uns 150 anos, um grupo de caçadores vindo da Capital, aventurou-se nas matas que então faziam parte de Itapecerica da Serra. Um dos indivíduos desgarrou-se do grupo e, após muita procura por parte dos demais integrantes, foi dado por perdido. Ele, por sua vez, fez uma promessa para São Lourenço, santo de sua devoção, que se conseguisse sair da floresta construiria uma capela em seu louvor.

O caçador andou muito e chegou às margens de um rio. Acompanhando seu curso por vários dias encontrou o caminho de volta. Algum tempo depois voltou para cumprir sua promessa de erigir a capela em homenagem a São Lourenço. Esse fato deu nome ao rio e ao povoado. Surgiram então as primeiras casas ao redor da própria capela. Vieram para o local as famílias de Manoel Soares de Borba (o caçador que se perdeu na mata) e de Manoel Mendes Rodrigues, que viviam da caça, pesca e agricultura. Passado algum tempo chegaram ao povoado as famílias Ribeiro (Vale do Ribeira) e de João Nepomucemo de Camargo (Juquiá). A família Ribeiro, que era em número maior, formou uma vila que deu origem ao município de São Lourenço da Serra.

Isto demonstra que a vida do município sempre esteve intimamente ligada ao Rio São Lourenço.

No presente, essa ligação tem maior importância, por ser este rio um dos principais recursos hídricos disponíveis para abastecimento não apenas da população são-lourense, mas da RMSP.




BASE ECONÔMICA:
Agricultura: hortifrutigranjeiros, floricultura, apicultura, piscicultura e fungicultura.


(fonte: emplasa.sp.gov.br)

Sem comentários:

Enviar um comentário