sexta-feira, 22 de julho de 2011

Juquitiba





Juquitiba 

O bairro de São Lourenço foi o núcleo populacional que deu origem ao Município de Juquitiba.

Em 1887, o casal Manoel Jesuíno Godinho e Francisca Maria da Penha doou uma área de sua propriedade, onde seria construida uma capela, em torno da qual começaram a surgir as primeiras residências.

O bairro passou a denominar-se Capela Nova da Bella Vista do Juquiá, nome que perdurou até 27 de dezembro de 1907, quando foi alterado para Juquitiba que, em tupi-guarani significa "Terra de Muitas Águas", em virtude de o município estar localizado em uma área de grandes mananciais.

É uma região típicamente montanhosa (sic.), de clima ameno (média de 18º) e ar muito puro.

A paisagem é dominada por florestas, lagoa, represas e dezenas de ribeirões e rios, como o Juquiá e o São Lourenço, o que justifíca a denominação indígena "Terra de Muitas Águas". Assim nascia Juquitiba.

Em 28 de fevereiro de 1964, Juquitiba foi desmenbrada de Itapecerica da Serra, constituindo-se um novo município. A data da emancipação política, porém, foi fixada em 28 de março de 1965, quando tomaram posse os primeiros membros da Câmara Municipal que, por conseqüência, empossaram o primeiro Prefeito Municipal, sr. Padur Abes.


BASE ECONÔMICA

Agricultura: hortifrutigranjeiros 


(fonte: emplasa.sp.gov.br)

Sem comentários:

Enviar um comentário